
Quais são os DESAFIOS para colocar o PROPÓSITO EM PRÁTICA?
Por onde COMEÇAR?
Como lidar com as EXPECTATIVAS?
Como saber os CAMINHOS a seguir?
O que fazer com os ERROS de percurso?
Se você está EUpreendendo, provavelmente lida ou já lidou com essas questões. Elas fazem parte do PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO e, sem dúvida, trazem muitos ensinamentos.
Esses questionamentos fizeram e continuam fazendo parte da minha jornada há 10 anos. Nesse período, compreendi a importância de ouvir e compartilhar histórias, para me inspirar e aprender, a partir das experiências de pessoas que, como eu, buscam dar MAIS SENTIDO À VIDA.
E tive uma IDEIA: “que tal, se eu COMPARTILHASSE essas HISTÓRIAS com mais e mais pessoas?” Pensando nisso, criei o HAPPY HOUR COM EDU.
Mensalmente, troco IDEIAS com pessoas em busca de mais SIGNIFICADO NA VIDA. Profissionais das mais diversas áreas que encontraram jeitos diferentes de ser e fazer no mundo. Conversamos sobre NOVAS TENDÊNCIAS, caminhos para EUpreender o PROPÓSITO, os APRENDIZADOS dos acertos e erros, entre outros temas.
Acesse a playlist do YouTube e confira todas as edições

“VIREI PRODUTO DE QUALIDADE VENCIDA, quando publiquei no LinkedIn que tinha Parkinson”, conta Guto Pedreira, nesta edição do HAPPY-HOUR COM EDU "DESISTIR, INSISTIR OU MUDAR O MUNDO?".
Entre outros temas, Guto fala que assumir publicamente a doença foi um MARCO TRANSFORMADOR NA SUA VIDA, pois o levou a ter um processo de conexão profunda consigo, com as outras pessoas, o dia a dia e o tempo. INCANSÁVEL EM SEUS PROJETOS, está escrevendo o terceiro livro, participou recentemente de uma exposição de pintura e produz um documentário. E tudo isto tem um PROPÓSITO: que outras pessoas com a doença também possam, como ele, se redescobrir em busca da felicidade.
Ubuntu! Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.

QUER ME ACOMPANHAR EM UMA CONVERSA sobre EUpreendedorismo NA PRÁTICA? Então, assista à esta nova edição do “Happy-Hour com Edu”. O meu convidado é o Romulo Perini, sócio fundador da Play Studio, consultoria voltada a TIRAR DO PAPEL IDEIAS de grandes empresas que buscam A INOVAÇÃO E A CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS.
Ao se formar Engenharia de Telecomunicações, Romulo percebeu que queria trabalhar no mundo dos negócios e iniciou uma carreira bem-sucedida como consultor. Após 11 anos nessa área, estava INQUIETO em relação ao trabalho. Foi quando fez o RUA – Rede Ubuntu de Aprendizagem, refletiu SOBRE PROPÓSITO e MAPEAMENTO DE CAMINHOS. Pouco tempo depois, ELE SE REINVENTOU COMO CONSULTOR, partindo para um negócio próprio muito inspirador e promissor. Vale conferir!!!
Ubuntu! Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.

ADMIRAÇÃO E RESPEITO MÚTUOS. Estas são duas das qualidades que, para mim, marcam o relacionamento entre João Caetano Mello Neto e Pedro Magalhães, os meus convidados deste “Happy-Hour com Edu”, sobre SUCESSÃO.
Em 2020, ACOMPANHEI A TRANSIÇÃO pela qual o Pedro substituiu o João Caetano, no cargo de CEO da Britvic Brasil – empresa do grupo inglês Britvic PLC que, entre outras marcas bebidas não alcóolicas, detém as consagradas Maguary e Dafruta. E, desde então, QUERIA MUITO REUNI-LOS PARA TROCAS sobre o processo.
Nesta conversa, eles falam de CONVIVÊNCIA, IDENTIDADE DE PROPÓSITO, LIDERANÇA, PAIXÃO PELO TRABALHO e, principalmente, da crença de ambos no POTENCIAL DAS PESSOAS para tornar um negócio bem-sucedido.
Foi um Happy-Hour de MUITOS APRENDIZADOS e inspirações. Não perca!!!
Ubuntu! Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.

“SOU UM SER HUMANO TENTANDO SER MELHOR A CADA DIA.” Assim se autodefine a gaúcha e cidadã do mundo Fernanda Baumhardt. Nos últimos 6 anos, ela esteve em mais de 30 países, atuando em MISSÕES DE AÇÃO HUMANITÁRIA, expressado o seu PROPÓSITO de SALVAR O PLANETA.
MINHA CONVIDADA do 1º “HAPPY-HOUR COM EDU” de 2021, ela fala nesse vídeo sobre a sua experiência: o que viu e sentiu e, também, das REALIDADES QUE AJUDOU A TRANSFORMAR, a partir do EMPODERAMENTO DE COMUNIDADES ao redor do mundo.
Depois de uma bem-sucedida carreira no jornalismo, Fernanda decidiu dar uma virada em sua vida e seguir um novo rumo. Trabalhando em várias agências das Nações Unidas, em projetos de Comunicação e Participação Comunitária, como integrante da Norcap, ONG financiada pelo governo da Noruega. Entre outros países, esteve no Sudão do Sul, Afeganistão, Malauí, Venezuela, Uganda, Etiópia.
Foi uma conversa profunda e MUITO INSPIRADORA!!!
Ubuntu! Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.
****
Periodicamente recebo, em minha casa(de forma presencial ou virtual, em tempos de pandemia), um(a) convidado(a) para falar sobre o próprio jeito de ser e fazer no mundo. No Happy Hour com Edu reúno histórias de pessoas que, a partir do propósito, deram um novo significado à vida, falando sobre desafios, realizações e aprendizados.

“SINTAM MAIS, PENSEM MENOS... ASSUMIR A VULNERABILIDADE É MUITO SAUDÁVEL.”
Estas frases resumem a conversa que tive com Thiago Arruda, meu professor de yoga e cofundador do MOVIMENTO BROTHERHOOD BRASIL, no “Happy-Hour com Edu”. Falamos sobre UM TEMA MUITO ATUAL: MASCULINIDADE SAUDÁVEL!!!
Thiago viveu por muito anos “by the book”, construindo uma carreira como Engenheiro Civil, buscando ser o provedor da família. Até que... e ele DESCOBRIU A ESPIRITUALIDADE, o AUTOCONHECIMENTO e a possibilidade de ter NOVAS REFERÊNCIAS. VALE CONFERIR como foi o processo de mudança!!!
Segundo ele, o Brotherhood o ensinou a: ESCUTAR MAIS OS FILHOS, NÃO JULGAR PELAS APARÊNCIAS e SEGUIR OS PRÓPRIOS SENTIMENTOS, sem se preocupar em agradar aos outros.
Ubuntu! Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.

“SOU O QUE SOU, POR AQUILO QUE TODOS SOMOS.” Assim, LOURDES ALVES, educadora, psicóloga e ativista, definiu UBUNTU, nesta edição do “Happy-Hour com Edu”!
Foi uma CONVERSA MUITO ESPECIAL sobre como podemos NOS RELACIONAR DE FORMA MAIS HARMONIOSA. Também professora da Palas Athena, Lourdes se define como uma pessoa “que ama gente” e traduz este sentimento no “fazer juntos”, no “crescer juntos”.
Contadora de HISTÓRIAS SOBRE UBUNTAR, ela ilustrou a conversa falando de seus estudos sobre DUAS MULHERES AFRICANAS que inspiram por sua experiência de fazer com que mais PESSOAS SE DEEM AS MÃOS PARA TRANSFORMAR REALIDADES. Vale conhecer Leymah Gbowee, da Libéria, autora do livro “Guerreiras da Paz”, e a Prêmio Nobel da Paz Wangari Maathai, ambientalista queniana.
Ubuntu! Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.

VOCÊ QUER MORAR FORA DO BRASIL? Como parte do PLANEJAMENTO, converse com pessoas que já passaram por essa experiência para saber o que deu certo e o que deu errado, mas sempre tendo em mente que o seu processo será único.
“NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA, não é como passar uns dias na Disney. O fundamental é o alinhamento com a(o) companheira(o), como fiz com a Lídia, e TER CONSCIÊNCIA de que haverá bons e maus momentos”, diz Daniel Santos, meu convidado deste mês no “Happy Hour com Edu”, cujo tema foi “EUpreendendo no EUA”.
Há quatro anos, Daniel está em New Jersey, atuando como Diretor de Marketing da Janssen Farmacêutica e, como ele mesmo diz, se reinventou. Além dessa jornada, conversamos sobre autoconhecimento, conexão com o propósito, busca de sentido e das possibilidades de ter múltiplas atividades na carreira. Hoje, ele também atua como coach, conciliando as duas atividades profissionais.
Confira esta edição do “Happy Hour com Edu” e tenha boas inspirações para os seus planos!
Ubuntu. Eu sou porque você é. Você é porque nós somos!

INDIVÍDUOS, RELAÇÕES E ORGANIZAÇÕES, a serviço de um PROPÓSITO.
Este é o NOVO MODELO DE GESTÃO que empresas precisarão assumir, DEFINITIVAMENTE, para lidar com o Mundo VUCA – Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo – no qual estamos vivendo e que se intensificou com a pandemia. Um modelo de fortalecer relacionamentos que vale também para famílias, comunidades, serviço público, etc.
O que, então, PRECISAMOS PARA LIDAR COM ESSE NOVO CENÁRIO tão desafiador? Daniel Levy e eu buscamos responder esta pergunta, no “Happy Hour com Edu” sobre “EPIs PARA O MUNDO VUCA”, que acaba de ser publicado no meu canal do YouTube.
Entre os pontos abordados, destacamos três:
1 – TER CONSCIÊNCIA e PRESENÇA: manter o foco no “aqui e agora”, em busca de escolhas mais conscientes.
2 – SENTIR: reconhecer a importância das emoções e do próprio corpo.
3 – SEGUIR O PROPÓSITO: principal referência na caminhada, pois reflete a “alma” da organização.
Daniel e eu temos trabalhado juntos desde o ano passado, compartilhando aprendizados e entregas, com muita afinidade e bons resultados. Para quem não o conhece, ele se apresenta como “um ser humano em formação”. Facilitador, coach, mentor, conselheiro, investidor anjo e palestrante, Daniel se dedica a ajudar indivíduos, grupos e organizações a aumentar o nível de consciência e poder fazer o melhor que tem a fazer no mundo.
A conversa foi leve, profunda e inspiradora, neste momento de tantas perguntas ainda sem respostas que nos instigam diariamente.
Ubuntu. Eu sou porque você é. Você é porque nós somos!

“YOGA, EU? ISSO NÃO É PARA MIM...” Por muito tempo, esta foi a minha resposta quando alguém me recomendava: “Edu, vá fazer yoga...” Até que, um dia, RESOLVI EXPERIMENTAR. E NÃO PAREI MAIS!!! Hoje reconheço os benefícios dessa prática, ao lado de outras terapias e técnicas, que me fortaleceram para lidar com as emoções e desafios que vivi nos últimos anos.
E você, já experimentou? Quer saber mais? Confira o PRIMEIRO “HAPPY-HOUR COM EDU” de 2020 com a querida Dany Gonçalves, professora e sócia do Una Yoga, um espaço incrível, onde fiz uma formação nesta técnica no ano passado.
Para a Dany, que pratica yoga há 20 anos, o objetivo a se buscar é “ESTAR PRESENTE”, ou seja, levar O NOSSO CORPO E A NOSSA MENTE para este estado de presença e, a partir daí, entender a nossa conexão com tudo e todos ao redor.
Atendendo a vários executivos, ela conta como o MUNDO CORPORATIVO tem percebido os benefícios dessa prática para DIMINUIR A PRESSÃO E A ANSIEDADE, buscar equilíbrio e uma VIDA MAIS INTEGRADA, DORMIR MELHOR e encontrar caminhos para o próprio bem-estar.
Falamos sobre o potencial de SE PERCEBER INTERNAMENTE, olhar para as NOSSAS PRÓPRIAS DORES, e a importância de se conhecer, para conhecer o outro e o Universo. SOU SUSPEITO para recomendar, mas o papo está incrível.
Ubuntu. Eu sou porque você é. Você é porque nós somos!

DAR UMA PARADA E VALORIZAR A CALMA, para fugir do automatismo e RESSIGNIFICAR a própria jornada. É assim que o querido Bruno Gomes, o meu convidado desta edição do “HAPPY HOUR COM EDU”, define o seu momento atual.
Apaixonado por arte e desenho desde menino, ele é um dos fundadores da PIPE CONTENT HOUSE, marca de roupas que busca “dar alma” aos seus produtos. Na entrevista, Bruno conta por que ABRIU MÃO DESSE PROJETO que tanto o encantava, quando percebeu estar se afastando do propósito.
Hoje, se experimentando para definir os próximos passos, ele afirma que “A INSPIRAÇÃO E A ALEGRIA estão em alta em sua vida”.
GOSTEI MUITO DESSA CONVERSA, pois ela reforça a minha crença de que períodos de reflexão, mudanças de rumo, momentos de dúvida fazem parte do EUpreendedorismo. A busca pelo propósito é eterna, pois nos transformamos a cada passo da caminhada, pelo autoconhecimento.
Ubuntu. EU sou porque você é. Você é porque nós somos.

“Mesmo com LIMITAÇÕES e FRAGILIDADES, é possível CONSTRUIR UM MUNDO NOVO, mais justo.”
Esta frase é de RUI MARQUES, um amigo muito querido e grande inspirador da Ética Ubuntu pelo mundo. Ele é o CONVIDADO desta edição “Happy Hour com Edu” de outubro.
Presidente do Instituto Padre Antonio Vieira, de Portugal, Rui esteve recentemente em Recife, para realizar a primeira edição brasileira da ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU. Gravamos a conversa durante a minha participação nesta formação, voltada a preparar facilitadores que querem DISSEMINAR OS VALORES UBUNTU e servir ao bem comum.
Falamos sobre ECONOMIA DA DÁDIVA, ÉTICA DO CUIDADO, LIDERANÇA SERVIDORA E CONSTRUÇÃO DE PONTES entre pessoas, E também como esses processos podem nos levar a promover a DIGNIDADE HUMANA, a partir dos exemplos de Nelson Mandela, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, entre outras pessoas.
Fica aqui o meu convite: CONFIRA ESSA ENTREVISTA INCRÍVEL sobre o que é ser Ubuntu, pois, “Eu sou porque você é. Você é porque nós somos!”
#EduardoSeidenthal #EduSeidenthal #Coaching #EUpreendedorismo #Ubuntu #Propósito #RedeUbuntu #CaféComEdu #HappyHourComEdu #AcademiaDeLíderesUbuntu #ECA #EquipesEmContínuaAprendizagem

Tive a alegria de receber Gustavo Tanaka em minha casa para o “Happy Hour com Edu”.
Uma conversa incrível sobre a busca pelo sentido da vida, o potencial transformador do autoconhecimento, a relação com o tempo, o valor de se sentir bem consigo mesmo e propósito.
Na adolescência, ele tentou se enquadrar ao “perfil ideal” do jovem da sua época, ou seja, ganhar muito dinheiro, conquistar capas de revistas... Mas sentiu um vazio enorme. E mudou sua vida!
Hoje, com 2 livros publicados e milhares de seguidores nas Redes Sociais, o querido Gu é escritor por vocação, palestrante por ocasião e, principalmente, um ser humano em busca de viver da melhor maneira possível, fiel ao que sente, aprendendo e compartilhando aprendizados.
Ubuntu. Eu sou porque você é. Você é porque nós somos!

A MÚSICA TRANSFORMOU a vida de Carlos Sant’Anna, o Negão da Serrinha, e o ensinou como é possível, para todo mundo, ter oportunidades na vida para DIZER (OU TOCAR) O QUE SE QUER. Além de percussionista, cavaquinista, cantor, compositor e mestre de bateria, ele é um ser humano em direção ao seu propósito de “compartilhar e receber”.
Nesta 4ª. Edição do “Happy Hour com Edu”, conversamos sobre essa caminhada que começou quando ele tinha 7 anos e foi tocar percussão na bateria da Escola de Samba Mirim Império do Futuro, na comunidade de Madureira, no Rio.
Assista e se inspire nesta CONVERSA INCRÍVEL sobre sonhos, transformação, propósito e música.

Na 3a. Edição do HAPPY HOUR COM EDU, recebi, na minha casa, a minha amiga Lucilene Prado. Ela falou sobre a sua carreira na advocacia e seus trabalhos que desenvolveram o seu lado EUpreendedor

Na 2a. Edição do HAPPY HOUR COM EDU, recebi, na minha casa, o meu amigo André Melman. Ele falou sobre a sua transição profissional, desde que deixou uma carreira em ascensão no mercado financeiro para EUpreender em negócios voltados à economia sustentável.

Na 1a. Edição do HAPPY HOUR COM EDU, recebi, na minha casa, o meu amigo Pedro Vilela. Ele falou sobre a sua transição profissional, desde que deixou uma carreira em ascensão no mundo corporativo para EUpreender em negócios voltados à inclusão social, consumo consciente e sustentabilidade.















